As lâmpadas são muito importantes no projeto e o mercado oferece muitas variedades com funções diferentes . As mais comuns para uso doméstico, são:
Incandescentes:
São as mais antigas , as mais usadas, as que reproduzem melhor as cores, porém, as que gastam mais energia por watt consumido. Gastam em torno de 80% da energia para reproduzir calor e só 20% para produzir luz! Duram em média, 1.000 horas. Podem ser usadas em todos os ambientes, porém, saíram do mercado em junho de 2016 e não estão mais disponíveis no mercado.
As outras incandescentes, são as halógenas (dicróicas, palito, PAR) que reproduzem as cores com mais fidelidade, mais modernas, gastam menos energia por watt consumido e duram mais tempo, em média, 2.000 horas, porém esquentam muito o ambiente e podem queimar tecidos e modificar as cores dos quadros e tapeçarias.
Devem ser usadas para destacar objetos, móveis, paredes e são utilizadas especialmente em forros de gesso, onde os transformadores, quando necessários, ficam escondidos. Cuidado com as dicróicas embutidas em forros de madeira, pois elas mandam calor para trás, como característica principal , esquentam bastante, podendo causar um aquecimento muito forte no forro. Em lajes onde não é possível embutir, usamos luminárias de sobrepor( spots) que já possuem espaço reservado para os equipamentos auxiliares. Todas estas lâmpadas incandescentes podem ser dimerizadas.
Fluorescentes:
São muito econômicas e se apresentam em 2 formas: as compactas e as tubulares. Têm a vantagem de durar muito se forem se forem bem aplicadas e de marcas com qualidade reconhecida. As compactas podem ser utilizadas na maioria das luminárias e se forem eletrônicas, já veem com transformador embutido no soquete. Se compactas simples, elas possuem pinos ao invés de soquetes com roscas (E 27) e os transformadores ficam alojados nas luminárias.
Neste caso são mais econômicas, pois em caso de queima, só trocamos os transformadores. As tubulares fornecem uma iluminação excelente e vão bem, se escondidas em sancas para iluminação indireta, ou em luminárias para cozinhas, escritórios e estudos onde há necessidade de iluminação mais eficiente.
Vapores Metálicos:
Estas lâmpadas são ideais para serem usadas em iluminação externa, isto é, nos jardins e fachadas, em projetores bem vedados, e fornecem iluminação ideal e com baixo consumo energético. O comércio utiliza muito em lojas, shoppings, estacionamentos etc.
Atenção deve ser dada à cor da luz emitida pela lâmpada (temperatura de cor), para valorizar aquilo que vamos iluminar. Necessitam de reator e ignitor.
Led’s:
Os Led’s são a opção mais moderna e atual, porque são super econômicos, não aquecem o ambiente, duram em média 20.000 horas, podem ser dimerizáveis, não emitem raios UV nem IR e podemos escolher uma grande variedade de cores.
Comentários estão fechados