efeito-espelhoUma má iluminação pode comprometer a decoração e arquitetura de um ambiente, além de provocar dores de cabeça e desconforto nos moradores. A arquiteta e lighting designer Helô Cunha explica como evitar estes erros e acertar na hora de iluminar os espaços:

Ofuscamento

O ofuscamento ocorre quando uma luminária é colocada em posição tal, que o foco de luz incide nos olhos do observador causando desconforto visual. “Um exemplo comum ocorre em salas de jantar”, explica Helô Cunha. “A altura ideal de um pendente varia de acordo com a luminária, mas, se ela  tiver uma lâmpada exposta, cujo foco atinja o rosto do usuário, se faz necessário encontrar uma altura melhor para o pendente, isto é,  que o usuário não veja mais  a lâmpada. Geralmente , colocamos a parte de baixo do pendente, a 90 cm acima do topo da mesa”, indica a profissional. O ofuscamento pode ser evitado também com a utilização de uma luminária que possua cúpula ou difusor (eles escondem a lâmpada).

quando colocado no piso pode ofuscar

Outro ambiente em que o erro ocorre com frequência é o quarto. “Se o lustre não tiver um difusor, a luz da lâmpada pode incomodar a visão de quem deita na cama”, comenta Helô Cunha, que dá a dica: “O ideal é colocar uma luminária que direcione a luz para o teto – assim ela será rebatida e iluminará todo o cômodo de um modo aconchegante”.

luz-indireta