Aqui, encontramos a maior confusão na hora da compra de lâmpadas. Como saber qual “cor” utilizar? Fria ou quente?
Cores:
As lâmpadas modernas têm uma “temperatura de cor”, adequada para cada ambiente . Isto é, podem ser mais “quentes” amareladas, ou “frias” brancas azuladas e isto deve ser estudado cuidadosamente, com o lighting designer, ou com o decorador. Qualquer troca de temperatura de cor, dará uma impressão errada da cor verdadeira e pode ser um desastre.
As “frias”, (5000 K ou mais) são aquelas tão brancas , que quase chegam ao azul. São utilizadas em ambientes mais profissionais, onde a necessidade de luz e a precisão de detalhes é muito importante. Exemplo: Hospitais, Escritórios de projetos, Gráficas, Agências de Propaganda, Escolas, e em ambientes onde a sensação de calor, deve ser diminuída, como nas academias de ginástica. No Nordeste/Norte do pais, onde o calor é mais constante e muito forte, o uso de fluorescentes frias, é mais disseminado. Ao contrário, no sul do pais, as lâmpadas incandescentes são mais usadas.
As “quentes”, (2700 K) são as amareladas ou mornas, que se aproximam da luz do final do dia, que trazem o aconchego e calor, sendo mais utilizadas em residências, boutiques de bom gosto, restaurantes caros, porque as pessoas gostam de ficar mais tempo e se sentem mais relaxadas.
Comentários estão fechados